PROTEJAM SEUS FILHOS – Desafio do Desodorante!!!

Thumb PROTEJAM SEUS FILHOS – Desafio do Desodorante!!!

Talvez você ainda não tenha visto, mas uma das novas “BRINCADEIRAS”  da Internet é perigosíssima. Conhecida como Desafio do Desodorante.

O “desafio do desodorante” consiste em inalar o produto pelo maior tempo que a pessoa conseguir suportar.

Fazemos esse alerta, após ver a notícia de uma criança de 7 anos que veio a falecer após participar da suposta brincadeira.

Uma menina de 7 anos morreu após inalar grande quantidade de desodorante aerosol. Ao colocar o frasco com o produto na boca, Adrielly Gonçalves estava tentando imitar um vídeo que circula pela internet disseminando o chamado “desafio do desodorante”. A tragédia ocorreu no sábado, em São Bernardo do Campo, São Paulo. A família da criança chegou a levá-la para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde os médicos tentaram reanimá-la, mas não foi possível reverter a parada cardíaca.

Agora, os parentes de Adrielly fazem campanha nas redes sociais para alertar sobre o perigo de menores de idade repetirem ações irresponsáveis divulgadas na web.

— O que não pude fazer por minha filha vou fazer por outras pessoas, para que essa tragédia não aconteça novamente — disse Marcia Gonçalves, mãe da criança, por telefone, ao GLOBO.

Adrielly estava brincando em casa quando espirrou o spray diretamente na boca e segurou o ar, passando mal instantaneamente. Segundo a tia e madrinha dela, Lásara de Oliveira, de 34 anos, a sobrinha assistiu a um vídeo na web que mostrava uma pessoa ensinando o desafio. Outras versões da prática perigosa envolvem congelar partes do corpo com o spray.

Entenda os Danos causados

A inalação de desodorante pode provocar, entre muitos outros danos, asfixia, explica o pneumologista Renato Calil. O médico, do Hospital Caxias D’Or, afirma que o desodorante pode funcionar como outras drogas inalatórias, como o lança-perfume e o loló. Ele acrescenta que a prática de inalar o desodorante não é nova e que vem se tornando comum principalmente entre crianças e adolescentes da região Nordeste do país

“O spray é composto por álcool, alumínio e gases, como o isobutano. O problema é que esses gases se juntam mais facilmente aos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio pelo corpo. Os gases, então, são transportados no lugar do oxigênio o que provoca a asfixia”, disse o médico.

DEPENDÊNCIA E PROBLEMAS RENAIS

Calil reforça que a morte e a perda de consciência são as consequências mais agudas e graves da inalação do desodorante, mas há outros efeitos nocivos ao organismo se o consumo for de longo prazo. É possível desenvolver dependência, ansiedade e irritabilidade, ter uma parada cardíaca e problemas renais.

A inalação desses gases também está ligada ao desenvolvimento de câncer de mama a longo prazo por conta do alumínio. A inalação pode levar ainda a uma lesão cerebral irreversível, com a destruição de neurônios:

“Ao inalar, mesmo pela boca, os gases entram no pulmão e se ligam em questão de minutos aos glóbulos vermelhos. Se isso é feito em um ambiente mais fechado, com um saco plástico na cabeça, por exemplo, pode matar em minutos. A pessoa perde a consciência, desmaia e falece por uma parada cardiorrespiratória. Alguns segundos já representam um risco”, afirmou Calil.

Cuide do conteúdo que seu filho acessa

Para evitar que essa tragédia ocorra com outras crianças, estamos fazendo esse apelo para que todos os pais fiquem atentos ao conteúdo que crianças acessam na internet. Muitas vezes, para a criança pode parecer uma brincadeira inofensiva, mas que pode acabar com sua vida.

Se você também acha importante, divulgue este link para o máximo de pessoas, para alertar a todos.

Fontes: Gazeta e Globo

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

Publicidade


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE